MARIA IVANILDE EDUARDO SANTA ROSA
RIACHUELO/RN
MAIO DE 2011
APRESENTAÇÃO
Fortalecer a gestão democrática nas escolas do campo este é o principal objetivo do V módulo da formação do programa Escola Ativa das escolas do campo. A formação foi realizada na secretaria municipal de educação do município de Riachuelo/RN e contou com a participação de todos os professores das classes multisseriadas.
OBJETIVOS:
A formação do V módulo Gestão Educacional no Campo foi realizado no período de 25 á 29 de abril de 2011 e contemplou mais uma etapa do acompanhamento das ações realizadas a partir da metodologia do programa.
ü Conhecer a gestão da escola e contribuir com a formação da mesma;
ü Participar ativamente da gestão educacional, a partir da criação dos conselhos escolares;
ü Oportunizar momentos que favoreça o aperfeiçoamento da gestão participativa com a criação do colegiado estudantil;
ü Criar condições que os promova a integração dos participantes nas ações diárias.
§ Gestão Democrática
§ Conselho escolar
§ Colegiado estudantil
Para a formação serão disponibilizados recursos tecnológicos e materiais escritos todos selecionados a partir das etapas que foram vivenciadas, também farão parte momentos reflexivos e debates importantes que auxiliará no processo de aprendiza em das temáticas trabalhadas.
METODOLOGIA
O trabalho realizado durante a formação será realizado com temáticas importante para o favorecimento das escolas do campo do município. Cada tema abordado irá contribuir de forma significativa para o aperfeiçoamento das aprendizagens de educadores e educandos. Cada item trabalhado despertará o sentido da gestão educacional efetivada nas escolas que tem o programa escola ativa e contemplará professores e educando das classe multisseriadas criando um elo favorável de desenvolvimento.
AVALIAÇÃO
Durante a semana de formação os professores vão manifestar suas idéias e tirar as duvidas que for preciso com relação ao tema trabalhado. Por tanto participação, integração será de fundamental importância para a assimilação da formação.
AGENDA DE FORMAÇÃO
Dia: 25 / 04/2011
• Abertura- credenciamento e entrega de material
• Questionamento: fale um pouco sobre a gestão de sua escola
• Leitura do texto: Escola Ativa aspectos legais
• Trabalho em grupo: grupo 1 Resolução nº2, de 28 de abril de 2008, grupo 2 Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002.
• Encerramento dos trabalhos
Dia: 26/ 04/2011
• Acolhimento
• Leitura em grupo do texto: Eixo temático e apresentação dos grupos
• Prioridades para a construção do PPP ( metas e objetivos)
• Apresentação dos grupos
• Encerramento dos trabalhos
Dia: 27/ 04/2011
• Leitura do texto o que são os conselhos escolares?
• Questionamentos relacionados a gestão democrática
• Leitura do texto: resolução nº07, de 14 de dezembro de 2010.
• Debate temático sobre a resolução
• Encerramento dos trabalhos.
Dia: 28/ 04/2011
• Apresentação do grupo de poesia
• Leitura coletiva do texto: Operacionalização das diretrizes para a educação do campo
• Discussão do texto
• Leitura do texto em grupo: minuta das diretrizes estaduais da educação do campo
• Apresentação dos grupos
Dia: 29/ 04/2011
• Momento reflexivo
• Leitura do texto resolução nº4, de 13 de julho de 2010
• Discussão dos pontos principais
• Colegiado estudantil
• Tempestade de idéias: Qual o papel que o professor tem na construção do colegiado estudantil?
• Encaminhamento de uma questão central: quais os elementos do texto que poderão nos ajudar na elaboração de uma proposta de construção do colegiado estudantil para as escolas do campo?
• Avaliação da formação
• Encerramento dos trabalhos
Conclusão
A partir desta formação percebemos o quanto é importante a gestão democrática nas escolas do campo e o quanto favorece a integração dos alunos, comunidade e equipe escolar contribuindo para um aprendizado.
Trabalhar os conselhos escolares abriu caminhos, onde os professores refletiram sobre a forma de criarem e colocarem em efetivo exercício o conselho que agora será implantado com mais precisão, Só faremos a gestão democrática se implantarmos os elementos que facilitam essa integração gestão democrática, conselho escolar e colegiado estudantil são a base primordial para o desenvolvimento pleno da cidadania das escolas de campo.
OFICINAS APLICADAS NA FORMAÇÃO DO V MÓDULO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA CUJO TEMA: GESTÃO EDUCACIONAL NO CAMPO
v Ampliar a gestão democrática nas escolas do campo;
v Desenvolver a conscientização com relação as leis e decretos estabelecidos na metodologia escola ativa, assimilando um melhor conhecimento da legislação vigente;
v Pensar o Projeto Político Pedagógico nas escolas do campo promove a condição digna dos trabalhos desenvolvidos nas salas multisseriadas;
v Organizar um currículo que viabilize as diretrizes metas que se precisa alcançar para o desempenho dos alunos;
v Criar os conselhos escolares, dando autonomia as escolas e valorizar a sua forma de organização;
v Efetivar o colegiado estudantil, integrando a comunidade a escola e ampliando a participação dos alunos.
v Todo aprendizado só se realiza com a participação ativa do conjunto de valores apreendidos entre professor e aluno. A gestão democrática abre caminhos unindo a comunidade, escola e todos os envolvidos a partir da implantação do conselho escolar e do colegiado estudantil, um complementa o outro e assim forma-se uma gestão participativa e democrática para todos das salas multiseriadas.
MARIA IVANILDE EDUARDO SANTA ROSA VICTOR
PROFESSORA MULTIPLICADORA
Parabéns Ivanilda pelo brilhante trabalho desenvolvido junto aos professores...
ResponderExcluirContinue assim,fazendo valer o seu nome de educadora!Você é nota 10!!!