quarta-feira, 22 de junho de 2011

IV MÓDULO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA

RELATÓRIO DE FORMAÇÃO DO IV MÓDULO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA

PROFESSORA MULTIPLICADORA

MARIA IVANILDE EDUARDO SANTA ROSA

RIACHUELO/RN

FEVEREIRO DE 2011

APRESENTAÇÃO

Dando continuidade à formação no principio do programa escola Ativa, se contempla como ferramenta de avanço no ensino aprendizagem das classes multiseriadas as temáticas efetivadas durante a formação do IV módulo como parte integrante de desenvolvimento para o desempenho acadêmico da clientela a qual esta formação é destinada.

No período de 21 á 25 de Fevereiro do ano em curso deu-se a formação do IV módulo do programa escola Ativa cujo tema de ampla abrangência na vivencia de cada educador que se intitula PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, desempenhando uma vivencia necessária a prática do educador. A vivencia foi partilhada com 08 educadores e 02 coordenadores que juntos ministramos e trocamos experiências conjuntas através de um consórcio firmado com as secretarias municipais de educação de Riachuelo e Caiçara do rio dos ventos. Das 8h as 17 h tivemos a partilha de conhecimento vivenciada no âmbito da formação aplicada.

OBJETIVOS:

ü Ampliar os conhecimentos a partir dos módulos estudados e vivenciados na formação para a prática de sala de aula;

ü Proporcionar meios que favoreçam o aperfeiçoamento da pratica vivida em sala de aula a partir dos componentes curriculares visto nos cadernos de ensino aprendizagem;

ü Partilhar momentos de interação e reflexão para um melhor desempenho na aprendizagem e atribuir sentido as ações efetivadas em sala de aula;

ü Compreender a importância do módulo para o exercício constante de sala nas atividades diárias.

CONTEÚDOS ABORDADOS:

Língua Portuguesa: Podemos ver os princípios pedagógicos e as vivencias da sala de aula a partir de práticas trabalhadas e ainda a avaliação;

Matemática: Conceito, objeto de estudo e as práticas desempenhadas na sala de aula e avaliação;

História: conceitos vivenciados, história e movimento, permaneciam e mudanças- história de vidas, somos sujeitos históricos – história ensinada e aprendida: versos e versões – ensinar e aprender história com diversas fontes nas classes multisseriadas.

Geografia: o ensino de geografia e o aprendizado na escola, fatores essências para o ensino de geografia.

· Ciências Naturais: por que ciências na nossa vida- o meio ambiente- conhecendo o corpo práticas para o ensino de ciências nas salas – avaliação.

RECURSOS

Durante a formação do IV módulo, utilizaremos estratégias que irá contribuir para o entendimento das práticas efetivadas nas temáticas estudadas. Para favorecer a compreensão serão utilizados recursos de multimídias e tecnológicos cadernos de ensino aprendizagem do educador e dos educandos que subsidiarão a prática constante a partir da metodologia do programa Escola ativa.

METODOLOGIA

As oficinas serão ministradas a partir dos cadernos de ensino aprendizagem que serão utilizados nas salas multisseriadas contemplando as práticas pedagógicas desempenhadas no cotidiano diário e nos componentes curriculares de acordo com a lei vigente. Assim os professores terão oportunidade de opinar, apresentar e contribuir para os mecanismos que serão designados em todos os momentos nas oficinas ministradas durante a formação.

AVALIAÇÃO

Os professore
participantes da formação farão um planejamento modular a partir de tudo que foi vivenciado na formação para ser aplicado durante o ano letivo em sala de aula.

AGENDA DE FORMAÇÃO

Dia: 21 / 02/2011

Horário: 08: 00h ás 17: 00h

Entrega de kits aos professores

Apresentação cultural com o grupo Poesia Viva

Abertura – Hino nacional

Apresentações com leitura reflexiva

Palestra: práticas pedagógicas na educação do Campo

Mesa redonda a partir do que foi vivenciado na palestra

Encerramento dos trabalhos da manhã

Almoço

Dinâmica: minha metade é você

Leitura dos combinados

Divisão dos grupos

Oficina de Língua portuguesa

Dia: 22/ 02/2011

Horário: 08: 00h ás 17: 00h

Acolhimento

Oficina de matemática

Apresentação de trabalhos realizados durante a oficina

Encerramento dos trabalhos da manhã

Almoço

Leitura compartilhada

Oficina de Ciências naturais;

Trabalhos vivenciados

Dia: 23/ 02/2011

Horário: 08: 00h ás 17: 00h

Troca de idéias

Oficina de História

Apresentação dos trabalhos vivenciados

Encerramento dos trabalhos da manhã

Almoço

Leitura reflexiva

Oficina de geografia

Apresentando os trabalhos vivenciados

Dia: 24/ 02/2011

Horário: 08: 00h ás 17: 00h

Leitura reflexiva

Desenvolvendo o planejamento modular a partir das oficinas que foram vivenciadas para ser desenvolvido nas salas multisseriasdas

Almoço

Dinâmica “você e eu”

Continuação dos trabalhos da manhã.

Dia: 25/ 02/2011

Horário: 08: 00h ás 17: 00h

Acolhimento

Apresentação do planejamento por escola

Relato de experiência a partir dos trabalhos realizados com os cadernos de ensino aprendizagem

Almoço

Leitura reflexiva pelos os grupos de trabalho;

Avaliação nas classes multisseriadas ( atividade em grupo)

Apresentação para os grupos de trabalho

Avaliação da formação

Encerramento das atividades

Palavra do secretário aos participantes

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante a formação professores e formadores tiveram a oportunidade de praticar com os cadernos de ensino aprendizagem as temáticas que vão ser abordadas durante o ano letivo nas salas multisseriadas, O Programa Escola Ativa tem uma metodologia de fácil acesso que favorece o desempenho das atividades de sala por tanto nessa formação viabilizou-se as questões que foram pertinentes a prática aplicada. A partir dos estudos realizados durante a semana de formação percebemos a importância de se trabalhar com conteúdos diversificados que auxiliam no processo do ensino das salas multisseriadas

TEMÁTICAS DESENVOLVIDAS NAS OFICINAS TRABALHADAS DURANTE A FORMAÇÃO DO IV MÓDULO

Ø Organização do trabalho pedagógico para ser vivenciado no cotidiano diário.

Ø Currículo contextualização problematização e interdisciplinaridade

Ø Avaliação na aprendizagem a partir da metodologia da Escola Ativa

Ø Abordagem interdisciplinar para os cadernos e cantinhos de aprendizagem

MARIA IVANILDE EDUARDO SANTA ROSA

PROFESSORA MULTIPLICADORA

3 comentários:

  1. parabéns pelo o seu trabalho educativo, continue assim, desempenhando sua função de forma produtiva e qualitativa, parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ! Muito Bom o Blog ...

    ResponderExcluir