domingo, 6 de março de 2011

RELATÓRIO DE FORMAÇÃO DO III MÓDULO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA





























TEMA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

PROFESSORA MULTIPLICADORA
MARIA IVANILDE EDUARDO SANTA ROSA


RIACHUELO/RN
OUTUBRO DE 2010

APRESENTAÇÃO

Para um melhor acompanhamento das práticas efetivas em sala de aula nas classes multisseriadas foi realizada a formação do módulo III do programa escola Ativa cujo tema ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO despertou o interesse dos professores e multiplicadores que participaram desta formação.
A formação ocorreu no período de 25 a 29 de outubro de 2010 e contou com a participação de 08 professores e dois multiplicadores, que em parceria com a cidade de Caiçara do rio dos ventos possibilitou numa troca de experiência e eficácia para a realização da formação. O local da formação foi na secretaria municipal de educação de Riachuelo/RN e se deu das 8h às 17h onde contou com a participação de todos.
O tema abordado serviu como suporte necessário para que na aquisição da leitura e da escrita os mesmos sintam-se empenhados em transmitir aos educandos os mecanismos claros para auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Autores conceituados como Ferreiro, freire e outros tiveram destaque durante a semana de formação, servindo de fundamentação teórica para o exercício da prática com também textos diversos que auxiliaram na pratica efetiva da formação realizada.
OBJETIVOS:
ü Proporcionar aos professores do programa Escola Ativa a compreenderem os conceitos de alfabetização e letramento;
ü Estimular a busca de novos caminhos para a compreensão e valorização da cultura escrita;
ü Conduzir os professores na reflexão sobre o processo do sistema de escrita e a utilização em sala de aula;
ü Motivar os educadores para a realização de trabalhos em sala de aula, envolvendo a oralidade, leitura e a produção textual;
Possibilitar aos professores a sistematização de estratégias para construção de um ambiente alfabetizador na sala de aula.
CONTEÚDOS ABORDADOS:
• Alfabetização e Letramento
• Compreensão e valorização da cultura escrita
• Apropriação do sistema de escrita
• Oralidade, leitura e produção textual.
· Ambiente alfabetizador
RECURSOS
Serão utilizados uma diversidade de materiais que facilitarão a compreensão e a interação onde na oportunidade os cursistas poderão aprimorar o seu aprendizado frente aos conteúdos trabalhados. Assim serão tidos como principais recursos tais como: cadernos de ensino aprendizagem alfabetização e letramento, coleção Ziraldo , textos reflexivos, cd, DVD, TV, data show, cartolinas, papel, cola, tesoura, coleção hidrocor , lápis piloto, cola, tesoura, murais, cartazes , vídeos do profa, músicas e outros que serão de fundamental importância para a transmissão dos conteúdos aplicados durante a formação.
METODOLOGIA
Exposição oral e escrita, como também apresentação de materiais expositivos que estão contemplados diretamente com a formação. Slides com os temas serão principais fatores metodológicos , como também os manuais adquiridos na formação do III módulo que serão repassados aos participantes. os textos utilizados foram a principal ferramenta durante a realização da formação com também a participação ativa dos professores que auxiliaram no percurso deste evento.
AVALIAÇÃO
Na participação dos grupos, na produção escrita a partir da aplicação de um questionário e também nos trabalhos individuais durante a formação.
AGENDA DE FORMAÇÃO
Dia: 25 / 10/2010
Horário: 08: 00h ás 17: 00h
• Credenciamento dos professores
• Acolhimento
• Abertura -
• Apresentações com leitura reflexiva
• Palestra: tema Alfabetização e Letramento
• Debate sobre o tema da palestra
• Encerramento dos trabalhos da manhã
Almoço
• Dinâmica: Amor e vida
• Combinados
• Divisão dos grupos
• Dinâmica: tempestade de ideias ( concepção mecanicista e psicogenética)
• Estudo dirigido em grupo: texto – Concepções de alfabetização (coletânea de textos Modulo III)
• Socialização do Estudo dirigido
• Apresentação de slides: Alfabetização e Letramento
Dia: 26 / 10/2010
Horário: 08: 00h ás 17: 00h
• Acolhimento
• Apresentação do tema: Compreensão e valorização da cultura escrita
• Oficina: Estudo do texto: Por que e como saber o que abem os alunos (PROFA)
• Apresentação da oficina: os grupos destacaram os pontos principais do texto
• Slide: O menino que aprendeu a ver ( Rute Rocha)
• Encerramento dos trabalhos da manhã
Almoço
• Mensagem de reflexão
• Trabalho com Texto: A professora ANA
Grupo 1- A professora ANA ( parte 1)
Grupo 2- A professora ANA ( parte 2)
Grupo 3- Elaboração de atividades de intervenção da prática da Professora Ana
• Socialização dos trabalhos em grupos
Dia: 27/ 10/2010
Horário: 08: 00h ás 17: 00h
• Acolhimento –
• Apresentação do tema: Apropriação do sistema de escrita
• Oficina: Analise das amostras de escritas de crianças em processo de alfabetização
• Socialização da oficina
• Exibição de vídeo: A construção da escrita
• Discussão sobre o vídeo assistido
• Encerramento dos trabalhos da manhã
Almoço
• Leitura reflexiva
• Oficina: Níveis de evolução da escrita ( caderno do educado – alfabetização e letramento 1 )
• Trabalho em grupos: Elaboração de atividades para verificação nos níveis de escrita dos alunos em sala de aula
• Apresentação dos trabalhos em grupo
Dia: 28/ 10/2010
Horário: 08: 00h ás 17: 00h
• Acolhimento
• Apresentação do tema: Oralidade, Leitura e produção textual.
• Atividade prática: Estratégias de leitura - texto Mil macacos (( Rute Rocha)
• Slides: estratégias de leitura
• Oficina: produção de textos com diferentes gêneros textuais (coleção Ziralo)
• Apresentação das oficinas
• Encerramento dos trabalhos da manhã
Almoço

• Dinâmica
• Leitura compartilhada
• Oficina: produção textual – cartas, poemas, informativo e etc.
• Socialização da oficina
• Leitura complementar: Texto – Para ensinar a ler (PROFA)
Dia: 29 / 10/2010
Horário: 08: 00h ás 17: 00h
• Acolhimento
• Tema: Ambiente alfabetizador
• Estudo do texto: O que propor na sala de aula (Coletânea de textos Módulo III)
• Oficina: Construção em pequenos grupos de materiais didáticos para os cantinhos na sala de aula
• Encerramento dos trabalhos da manhã
Almoço
• Dinâmica
• Leitura do texto: Ambiente alfabetizador
• Continuação da Oficina: Construção em pequenos grupos de materiais didáticos para os cantinhos na sala de aula
• Jogo: Os sobreviventes
• Enceramento da formação
• Avaliação
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partir dos estudos realizados durante a semana de formação percebemos a importância de se trabalhar com conteúdos diversificados que auxiliam no processo do ensino das salas multisseriadas.


Momentos de interação e participação durante a formação do III módulo ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO , onde os professores se empenham na efetivação da preparação para auxiliar na aprendizagem dos alunos das classes multisseriadas do programa escola Ativa. A apresentação dos trabalhos foram o elo principal do entendimento demontrado pelos professores que vivenciaram a partir das orientações.

Ao trabalhar o texto que tanto se faz presente na sala de aula por meio de historias vivenciadas no cotidiano diario os professores mostraram seu empenho Um dos momentos que mais se destacaram foi na hora de organizar o ambiente alfabetizador, pois o mesmo interagem diretamente na ação diaria dos professores e possibilita o desempenho das atividades para os alunos.
Todos os momentos vivenciados durante a formação foi atribuídos com empenhos contando sempre com a integração dos professores e dos multiplicadores que procuraram no decorrer da formação trabalhar os conteúdos que foram designados na agenda da formação.
Com esta formação ficou fechado mais um módulo do programa Escola Ativa no processo de aprendizagem das salas multisseriadas.
PROFESSORES MULTIPLICADORES
JOSÉ AURELIO
MARIA IVANILDE

REFERÊNCIAS

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o BA-BÉ-BI-BÓ-BU. São Paulo: Scipione, 2004.
FRANCHI, Eglê Pontes. Pedagogia da Alfabetização, da Oralidade à Escrita. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

FERREIRO, Emilia. PALÁCIO, Margarita G. Os Processos de Leitura e escrita: novas perpectivas. Porto Alegre. Artes Médicas, 1987.

_________, Emília. Com Todas as letras. São Paulo: Cortez, 1999.

FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 28. ed. São Paulo: Cortez, 1993.

JOLIBERT, Josette. Além dos muros da escola. Porto Alegre. ARTMED, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário