quarta-feira, 22 de junho de 2011

V MÓDULO DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA









TEMA: GESTÃO EDUCACIONAL NO CAMPO

MARIA IVANILDE EDUARDO SANTA ROSA

RIACHUELO/RN

MAIO DE 2011

APRESENTAÇÃO

Fortalecer a gestão democrática nas escolas do campo este é o principal objetivo do V módulo da formação do programa Escola Ativa das escolas do campo. A formação foi realizada na secretaria municipal de educação do município de Riachuelo/RN e contou com a participação de todos os professores das classes multisseriadas.

OBJETIVOS:

A formação do V módulo Gestão Educacional no Campo foi realizado no período de 25 á 29 de abril de 2011 e contemplou mais uma etapa do acompanhamento das ações realizadas a partir da metodologia do programa.

ü Conhecer a gestão da escola e contribuir com a formação da mesma;

ü Participar ativamente da gestão educacional, a partir da criação dos conselhos escolares;

ü Oportunizar momentos que favoreça o aperfeiçoamento da gestão participativa com a criação do colegiado estudantil;

ü Criar condições que os promova a integração dos participantes nas ações diárias.

OFICINAS:

§ Gestão Democrática

§ Conselho escolar

§ Colegiado estudantil

RECURSOS

Para a formação serão disponibilizados recursos tecnológicos e materiais escritos todos selecionados a partir das etapas que foram vivenciadas, também farão parte momentos reflexivos e debates importantes que auxiliará no processo de aprendiza em das temáticas trabalhadas.

METODOLOGIA

O trabalho realizado durante a formação será realizado com temáticas importante para o favorecimento das escolas do campo do município. Cada tema abordado irá contribuir de forma significativa para o aperfeiçoamento das aprendizagens de educadores e educandos. Cada item trabalhado despertará o sentido da gestão educacional efetivada nas escolas que tem o programa escola ativa e contemplará professores e educando das classe multisseriadas criando um elo favorável de desenvolvimento.

AVALIAÇÃO

Durante a semana de formação os professores vão manifestar suas idéias e tirar as duvidas que for preciso com relação ao tema trabalhado. Por tanto participação, integração será de fundamental importância para a assimilação da formação.

AGENDA DE FORMAÇÃO

Dia: 25 / 04/2011

Abertura- credenciamento e entrega de material

Questionamento: fale um pouco sobre a gestão de sua escola

Leitura do texto: Escola Ativa aspectos legais

Trabalho em grupo: grupo 1 Resolução nº2, de 28 de abril de 2008, grupo 2 Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002.

Encerramento dos trabalhos

Dia: 26/ 04/2011

Acolhimento

Leitura em grupo do texto: Eixo temático e apresentação dos grupos

Prioridades para a construção do PPP ( metas e objetivos)

Apresentação dos grupos

Encerramento dos trabalhos

Dia: 27/ 04/2011

Leitura do texto o que são os conselhos escolares?

Questionamentos relacionados a gestão democrática

Leitura do texto: resolução nº07, de 14 de dezembro de 2010.

Debate temático sobre a resolução

Encerramento dos trabalhos.

Dia: 28/ 04/2011

Apresentação do grupo de poesia

Leitura coletiva do texto: Operacionalização das diretrizes para a educação do campo

Discussão do texto

Leitura do texto em grupo: minuta das diretrizes estaduais da educação do campo

Apresentação dos grupos

Dia: 29/ 04/2011

Momento reflexivo

Leitura do texto resolução nº4, de 13 de julho de 2010

Discussão dos pontos principais

Colegiado estudantil

Tempestade de idéias: Qual o papel que o professor tem na construção do colegiado estudantil?

Encaminhamento de uma questão central: quais os elementos do texto que poderão nos ajudar na elaboração de uma proposta de construção do colegiado estudantil para as escolas do campo?

Avaliação da formação

Encerramento dos trabalhos

Conclusão

A partir desta formação percebemos o quanto é importante a gestão democrática nas escolas do campo e o quanto favorece a integração dos alunos, comunidade e equipe escolar contribuindo para um aprendizado.

Trabalhar os conselhos escolares abriu caminhos, onde os professores refletiram sobre a forma de criarem e colocarem em efetivo exercício o conselho que agora será implantado com mais precisão, Só faremos a gestão democrática se implantarmos os elementos que facilitam essa integração gestão democrática, conselho escolar e colegiado estudantil são a base primordial para o desenvolvimento pleno da cidadania das escolas de campo.

OFICINAS APLICADAS NA FORMAÇÃO DO V MÓDULO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA CUJO TEMA: GESTÃO EDUCACIONAL NO CAMPO

v Ampliar a gestão democrática nas escolas do campo;

v Desenvolver a conscientização com relação as leis e decretos estabelecidos na metodologia escola ativa, assimilando um melhor conhecimento da legislação vigente;

v Pensar o Projeto Político Pedagógico nas escolas do campo promove a condição digna dos trabalhos desenvolvidos nas salas multisseriadas;

v Organizar um currículo que viabilize as diretrizes metas que se precisa alcançar para o desempenho dos alunos;

v Criar os conselhos escolares, dando autonomia as escolas e valorizar a sua forma de organização;

v Efetivar o colegiado estudantil, integrando a comunidade a escola e ampliando a participação dos alunos.

v Todo aprendizado só se realiza com a participação ativa do conjunto de valores apreendidos entre professor e aluno. A gestão democrática abre caminhos unindo a comunidade, escola e todos os envolvidos a partir da implantação do conselho escolar e do colegiado estudantil, um complementa o outro e assim forma-se uma gestão participativa e democrática para todos das salas multiseriadas.

MARIA IVANILDE EDUARDO SANTA ROSA VICTOR

PROFESSORA MULTIPLICADORA

Um comentário:

  1. Parabéns Ivanilda pelo brilhante trabalho desenvolvido junto aos professores...
    Continue assim,fazendo valer o seu nome de educadora!Você é nota 10!!!

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